Quer fazer algum comentário? Entre em contato: gggraciele@gmail.com

Viajando por Santa Catarina.

Saindo de Timbó (SC), rumo a Vidal Ramos (SC). É óbvio que não fazia ideia do trajeto, e tão pouco conhecimento. O percurso é feito na BR-470, e a partir de agora comentarei um pouco de cada cidade percorrida.

Indaial: cidade das oportunidades, da produtividade, das indústrias. É também a cidade que fica localizada a Universidade Uniasselvi, um dos grandes motivos de crescimento e da qualificação profissional da nossa região. Falar de Indaial é obrigatório mencionar suas atrações turísticas, os cartões-postais da cidade: a Ponte dos Arcos e a vitória-régia. É uma cidade altamente produtiva, possuidora de 40.000 habitantes aproximadamente.

Rodeio: já ouviu falar de Pomerode (SC), a cidade mais alemã do país? É quase impossível não associar Rodeio entre as cidades mais italianas do Brasil. Uma cidade que preserva as suas etnias italianas, se desenvolve através da agricultura e da indústria. Conheço a cidade, imagino que tenha aproximadamente 10.000 habitantes, sem falar das tradições e costumes que permanecem intactas. O maior evento da cidade é em setembro, a festa La Sagra, que justamente ocorre no período do meu aniversário (risos!). É a época certa para degustar um bom vinho e as comidas típicas.

Ascurra: vou logo dizendo que gosto muito da cidade, colonizada pelos italianos, a sua grande atração é realmente a Igreja Santo Ambrósio. A religião me parece ser o foco principal, algo realmente levado a sério. Uma cidade de quase 7.000 habitantes, com desenvolvimento na agricultura, preserva as suas tradições e sua religiosidade.

Apiúna: uma cidade que me chama a atenção, a rua principal do centro da cidade passa a rodovia BR-470. Considero uma cidade calma, sem muita movimentação, a não ser pela constatação de caminhões que passam pela rodovia. Uma cidade colonizada por alemães, italianos e poloneses, tem o seu charme natural. Falando em natural, a própria natureza me parece intocada, pura.

Ibirama: passamos ao redor da cidade e não teria muito que comentar, a não ser que a ponte de Ibirama que dá acesso a Lontras está passando por reformas.

Lontras: a primeira coisa que soube desta cidade foi que possui um camping, chamado Paraíso, onde ocorrem campeonatos de motocross. Lontras antes de ser emancipada também pertencia à cidade de Blumenau, foi colonizada por alemães. Outro detalhe, a cidade tem aeroporto, coisa que eu desconhecia.

Rio do Sul: podemos dizer que já pertenceu a cidade de Blumenau, mas com a emancipação acabou tornando-se independente. O grande destaque desta cidade mesmo é a Catedral São João, é uma obra-prima nas internas desta estrutura religiosa. Presumo que a cidade possua muito mais de 30.000 habitantes, é uma cidade realmente bem desenvolvida.

Aurora: não tenho muitos dados, sei apenas que foi colonizada por alemães.

Ituporanga: cidade nacional da cebola, festa que ocorre todo ano no mês de março. Colonizada pelos imigrantes alemães, italianos e portugueses. A cidade possui 19.000 habitantes, mas apenas 500 pessoas são empregadas para a colheita da cebola (na temporada da colheita).

Imbuia: com seus mais de 5.000 habitantes, colonizada por alemães, também receberam de braços abertos os imigrantes italianos e poloneses. Imbuia é conhecida como “a princesinha do alto vale”, mas confesso que pela minha ignorância na falta de conhecimento, associei o nome a algo indígena.

Vidal Ramos: uma cidade tranquila, pacata com seus 6.000 habitantes. Uma cidade que foi colonizada pelos alemães e italianos.

É um percurso realmente longo, mas nada cansativo, quando se está em companhia das pessoas de que gostamos. Tudo isso é apenas um registro Viajando por Santa Catarina, percorrido por 11 cidades.

Graciele Gessner.