Quer fazer algum comentário? Entre em contato: gggraciele@gmail.com

A super proteção nos relacionamentos.

Existem relacionamentos complicados de serem definidos. Às vezes parece nos enrolar numa teia de aranha sem ter como fugir. Tanto que, quando observo o que acontece ao meu redor ou me coloco a refletir fico assustada com algumas situações.

A proteção da família sobre nós, muitas vezes nos impede de arriscar, de enfrentar algum percalço por conta própria. Muitos relacionamentos que não tomam a dianteira da situação acabam por se sufocar.

Recentemente presenciei uma situação lastimável, pais que tomavam decisões sobre o casal. Pode até parecer uma piada, mas isto gera um desinteresse por quem está envolvido. Entendo que desejamos que o nosso companheiro nos proteja, nos defenda, porém não queremos perder a liberdade de expressão. Queremos que seja o nosso abrigo, a nossa proteção, talvez um tipo "pai-amor", mas não um cárcere de emoção não declarada.

Não sei se você consegue compreender-me, mas a família que se mete nos relacionamentos dos seus filhos acaba por anular a sua autonomia; a sua responsabilidade por seus atos; invalidando a arte de pensar, de refletir, de se questionar.

E com o passar do tempo vamos à mercê, percebendo que deixamos de viver um amor por decisões tomadas por nossos pais e não por nós. Seria importante refletirmos a nossa conduta.

Só não se assuste com os términos repentinos, algo de errado estava acontecendo. E a pergunta que não quer calar: acabou o amor? Bem, acabou o encantamento, mas sobraram recordações. Só o tempo dirá o que de fato os separaram. Amor verdadeiro nunca acaba, pode acreditar.

Entretanto, é um ponto negativo quando a família opina na relação, isto só tira a liberdade de opinar, viver, errar e aprender. Na vida de um casal não podemos se meter. Só podemos aconselhar se assim for solicitado, mas a decisão final é sempre do casal e de mais ninguém. Agora quando a família se acha no direito de interferir pode ter certeza que tão longe o relacionamento não perdura.

Contudo, amores que se viveu; família que se intrometeu; aprendizado adquirido.

Reflita nisso!

Graciele Gessner.